
É com profundo apreço e alegria que vamos recordar, ao longo desta semana, alguns dos momentos mais emblemáticos das festas religiosas que ocorreram nos últimos dois fins de semana na União de Freguesias.
Relembramos a celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima, em Bagunte. Uma das maiores manifestações religiosas do concelho de Vila do Conde, que durante quatro dias reúne centenas de devotos da União de Freguesias e vizinhas, nesta centenária homenagem à Virgem Maria.
Este ano, a festa voltou a surpreender com as várias missas e procissões, onde se destacou a majestosa procissão de domingo à tarde.
Os andores, cuidadosamente enfeitados com flores naturais, as dezenas de figuras recriadas por crianças e adultos, as confrarias, o clero e os convidados criaram uma atmosfera mágica, emocionando devotos e curiosos que assistiram ao ato de fé. Com o seu ritmo próprio, a procissão percorreu várias ruas da freguesia, decoradas com os tradicionais e coloridos tapetes de flores, enchendo os corações de todos ao som das bandas musicais.
Além da procissão em homenagem à Nossa Senhora, a celebração contou com outras atividades religiosas e culturais, incluindo missas, terço e procissão das velas, momentos de fé, reflexão e convívio entre os fiéis, que vamos continuar a partilhar ao longo da semana.
A União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada, que sempre apoia estas iniciativas, e a Comissão de Festas congratulam-se, uma vez mais, com o sucesso do evento e com a colaboração de toda a comunidade.
A devoção a Nossa Senhora de Fátima é uma tradição profundamente enraizada na nossa comunidade. Todos os anos, a população reúne-se em torno da figura da Virgem Maria para renovar sua fé e expressar sua gratidão.
Que esta tradição continue a unir a nossa comunidade por muitos e longos anos.